A Lambretta surgiu no pós II Guerra, foi uma maneira de reiniciar a produção industrial e ao mesmo tempo proporcionar um meio de transporte barato na destruída Italia.
Ferdinando Innocenti já trabalhava com seu pai ferreiro e a longa experiência com tubos de aço serviu para criar, em 1947, a fábrica de motonetas no bairro de Lambrate em Milão.
Ferdinando uniu-se ao engenheiro Pierluigi Torre que idealizou um veículo de baixo custo de produção, de manutenção e com proteção melhor do que uma motocicleta convencional para as mudanças climáticas como chuva, frio e neve. Esse veículo foi a Lambretta.
Um de seus pontos fortes é a boa estabilidade devido ao baixo centro de gravidade proporcionado pelo motor próximo à roda traseira.
A Lambretta do Brasil S.A., licenciada da italiana Inocentti iniciou suas atividades em 1955. Foi a primeira fábrica de veículos do Brasil, antes mesmo da indústria automobilística. A produção entre 1958 e 1960, o apogeu da marca no Brasil, superou a quantidade de 50.000 unidades por ano. A Lambretta do Brasil S.A. fechou definitivamente suas portas em 1982. E retorna em 2018 com a Motorino, saiba mais.
Lambretta twist!
Na Itália a Lambretta foi produzida com enorme sucesso por quase 25 anos. Em 1971 encerrou suas atividades no país e um ano depois vendeu à estatal indiana Scooters India Limited sua fábrica e direitos de marca.
A Lambretta está de volta ao Brasil e a Motorino é sua representante oficial, conheça a Lambretta V200 Special.