Anos 70

Anos incríveis e insanos

Uma década marcada por manifestações intensas e festivais de rock ao ar livre, na qual se cultuava a vida alternativa, o amor e o uso de drogas.


O movimento hippie, ou Flower Power, carregou para a década de 1970 a defesa de um espírito livre, sem rótulos e julgamentos. As scooters fizeram parte deste cenário, nesta época se destacavam as Vespas e Lambrettas. As scooters serviram para que seus proprietários pudessem expressar ainda mais a sua personalidade, muitas eram coloridas dentro do tema Flower Power. Já havia se passado duas décadas desde o seu surgimento, que tinha como objetivo facilitar a vida no pós-guerra. Desde então ela vem cumprindo a sua função, se tornando muitas vezes um objeto de desejo, continua sendo um complemento de imagem pessoal, o retrato de uma época atualizado para os dias de hoje, assim são as novas scooters, tecnologia moderna e projeto italiano com o charme retrô.

O grande marco do movimento hippie, o festival de música de Woodstock, ocorreu em agosto de 1969, no estado de Nova York. O movimento hippie, ou Flower Power, carregou para a década de 1970 a defesa de um espírito livre, sem rótulos e julgamentos.

A cultura hippie vinha com tudo, na música grandes artistas se apresentaram, Jimi Hendrix, Joan Baez, Janis Joplin, The Who, entre vários outros

Os jovens americanos, desiludidos pelo que acontecia na Guerra do Vietnã, sentiram-se atraídos pelo discurso de “paz e amor” e “faça amor, não faça a guerra”

Por esta razão, o movimento hippie encaixa-se na vertente da contracultura, pois discorda da cultura dominante. Ainda acreditavam que o consumo de drogas alucinógenas abria a mente às novas possibilidades criativas.

O hippies protestaram contra a guerra participando de marchas e se implicaram nos movimentos feministas e de direitos civis aos afrodescendentes, na linha proposta por Martin Luther King.

Com sua defesa à liberdade sexual, também ajudaram a discutir temas referentes à homossexualidade.

Vestiam-se de forma oposta à moda vigente com calças e blusas largas, artigos de estampas florais, faixas nos longos cabelos e o uso barbas grandes para os homens.

Através do consumo de drogas alucinógenas desenvolveram a cultura psicodélica que se caracteriza pelo uso de cores fortes, traços marcados e referências à natureza, especialmente às flores.

Os jovens americanos, desiludidos pelo que acontecia na Guerra do Vietnã, sentiram-se atraídos pelo discurso de “paz e amor” “faça amor, não faça a guerra”

Por esta razão, o movimento hippie encaixa-se na vertente da contracultura, pois discorda da cultura dominante. Ainda acreditavam que o consumo de drogas alucinógenas abria a mente às novas possibilidades criativas.

O hippies protestaram contra a guerra participando de marchas e se implicaram nos movimentos feministas e de direitos civis aos afrodescendentes, na linha proposta por Martin Luther King.

Com sua defesa à liberdade sexual, também ajudaram a discutir temas referentes à homossexualidade.

Vestiam-se de forma oposta à moda vigente com calças e blusas largas, artigos de estampas florais, faixas nos longos cabelos e o uso barbas grandes para os homens.

Através do consumo de drogas alucinógenas desenvolveram a cultura psicodélica que se caracteriza pelo uso de cores fortes, traços marcados e referências à natureza, especialmente às flores.

Infelizmente, o abuso dessas substâncias tóxicas levou vários artistas à morte prematura.
O movimento hippie no Brasil coincide com o período da ditadura militar.

Isso torna o movimento um alvo dos militares e bastante criticado pela sociedade como um todo. A sua face mais visível é o tropicalismo que mistura vários princípios hippies, porém reinterpretados os para a realidade brasileira.

Assim, temos nomes como Gilberto Gil e Caetano Veloso reivindicando uma nova forma de fazer música e letras cheias de simbologias.

Igualmente, temos o músico Raul Seixas mesclando o rock com ritmos nordestinos. Suas letras compostas com o escritor Paulo Coelho falavam de outras eras, espaçonaves e criticavam o mundo capitalista.

o movimento hippie foi perdendo suas forças ao longo dos anos. Isso ocorreu depois de diversos artistas morrerem de overdose. E John Lennon, até então simpatizante do movimento, ser assassinado em 1980.

Além dos fatos acima, uma comunidade hippie, a família Manson, fez com que muitos desacreditassem do movimento ao envolverem-se em escândalos de assassinatos e roubos.

Principais acontecimentos dos anos 70

Esportes

- 21 de junho de 1970 - Brasil tricampeão da Copa do Mundo de Futebol, realizada no México.

- Em 1972 e 1973, o piloto brasileiro de automobilismo, Emerson Fittipaldi, foi campeão mundial de Fórmula 1.

- Em 1972, são realizados os Jogos Olímpicos de Munique (República Federal da Alemanha).

- Em 1976, são realizados os Jogos Olímpicos de Montreal (Canadá).

Ciência e Tecnologia

- 15 de novembro de 1971 - A Intel lança o primeiro microprocessador do mundo, o Intel 4004.

- Em janeiro de 1972 é lançado o Odyssey 100, primeiro videogame do mundo.

- Em 1974 é descoberto o fóssil de "Lucy" (Australopithecus afarensis). Foi uma das principais descobertas para o estudo da evolução humana.

- 1975 - A missão espacial Viking I explora o planeta Marte.

- Em 1976 é fundada a empresa que seria a gigante da computação nas décadas seguinte: a Apple.

- A televisão em cores começa a se tornar popular no final dos anos 70.

Guerras, Golpes Militares, Revoluções e Conflitos

- 11 de setembro de 1973 - golpe militar no Chile, liderado pelo general Augusto Pinochet, derruba o governo de Salvador Allende.

- Com derrota dos Estados Unidos, em 1975, termina a Guerra do Vietnã.

- 25 de abril de 1974 - Revolução dos Cravos em Portugal acaba com o regime militar no país.

- Abril de 1975 - começa a Guerra Civil no Líbano.

- Em 1979, na Nicarágua, ocorre a revolução sandinista (movimento de caráter socialista), contra a ditadura de Anastásio Somoza.

- Em 27 de abril de 1979, começa a Guerra do Afeganistão. A guerra civil ocorreu entre as forças do governo marxista e os rebeldes islâmicos mujahidins. Neste mesmo ano, as tropas soviéticas entram no Afeganistão para defender o governo pós-soviético.
- Abril de 1979 - Revolução Iraniana.


Anos 70: muitos avanços tecnológicos e acontecimentos marcantes

Política nacional e internacional
- 15 de março de 1974 - O general Ernesto Geisel assume a presidência do Brasil.

- 9 de agosto de 1974 - Após o caso Watergate, Richard Nixon renuncia à presidência dos EUA.

- Em 1975, o Brasil assina acordo nuclear com a Alemanha, visando a construção de usinas nucleares em Angra dos Reis (Rio de Janeiro).

- No ano de 1976, ocorre a criação da Lei Falcão no Brasil, que criou um sistema de propaganda eleitoral, na TV, baseada apenas na divulgação de foto, nome, número e partido do candidato. Ela valia para as eleições municipais e os candidatos não podiam divulgar suas propostas.

- 15 de março de 1979 - o general João Baptista Figueiredo assume a presidência do Brasil.

- Em 1971, a República Popular da China ingressa na ONU (Organização das Nações Unidas).

- Em 1978, Deng Xiaoping, líder do governo chinês, anunciou um novo programa econômico para transformar a China numa potência econômica e financeira.

- Margareth Thatcher torna-se, em 1976, a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira-Ministra Britânica da história.

Economia

- 1973 - Crise mundial do petróleo- OPEP(Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumenta o preço do barril em mais de 300%.

- 1973 - Início do projeto do Eurotúnel e lançamento do primeiro Airbus.

- Início da década de 1970 - Brasil vive a fase do "Milagre Econômico".

- Crise do Petróleo em 1973: um dos principais problemas econômicos ocorridos na década de 1970


Música

- Março de 1970 - Depois de muito sucesso, acaba a banda de rock Beatles.

- 16 de agosto de 1977 - Morre o rei do rock, Elvis Presley.


Bandas de sucesso da década de 1970:

- Brasil: Os Mutantes, A Cor do Som, Novos Baianos, Made in Brazil e Casa das Máquinas.

- Internacionais: Deep Purple, Black Sabath, Rolling Stones, Led Zeppelin, Kiss, Aerosmith, AC/DC, Sex Pistols, The Clash, The Ramones, Bee Gees, Queen, ABBA, Dire Straits Iron Maiden, The Police, Pink Floyd.


Músicos que fizeram sucesso: 

- Brasil: Gilberto Gil, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Elis Regina, João Gilberto, Gal Costa, Tom Jobim, Ivan Lins, Erasmo Carlos, Rita Lee, Chico Buarque, Clara Nunes, Jair Rodrigues, Jorge Ben Jor, Raul Seixas, Tim Maia, Beto Guedes e Vinicius de Moraes.

- Internacionais: David Bowie, Elton John, John Travolta, Donna Summer, Elvis Presley, Rod Stewart, John Lennon, Cat Stevens, Billi Paul e Bob Marley.


Televisão e cinema

- Programas que fizeram sucesso: Nacionais (Chico City, Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau-Amarelo, Malu Mulher, A Grande Família) e internacionais (Hulk, Cyborg, As Panteras, Havai 5.0)

- Desenhos que fizeram sucesso: Speed Racer, Pica-Pau, Pernalonga, Piu-Piu, Tom e Jerry, Gaguinho, Os Herculoides, Homem Pássaro e Popeye.

- Em 1976, estreia nos cinemas um filme brasileiro de grande sucesso: Dona Flor e seus dois maridos, do diretor Bruno Barreto.

O movimento hippie, ou Flower Power, carregou para a década de 1970 a defesa
de um espírito livre, sem rótulos e julgamentos.
As scooters fizeram parte deste cenário, nesta época se destacavam as Vespas
e Lambrettas. As scooters serviram para que seus proprietários pudessem
expressar ainda mais a sua personalidade, muitas eram coloridas dentro do
tema Flower Power.
Já havia se passado duas décadas desde o seu surgimento, que tinha como
objetivo facilitar a vida no pós-guerra. Desde então ela vem cumprindo a sua
função, se tornando muitas vezes um objeto de desejo, continua sendo um
complemento de imagem pessoal, o retrato de uma época atualizado para os
dias de hoje, assim são as novas scooters, tecnologia moderna e projeto
italiano com o charme retrô.


Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

Entre em contato
contato@motorino.com.br
(41) 3078-7008 / (41) 99505-0410
Curitiba: Rua Nunes Machado, 1254, Centro
Goiânia: Av. T-9, 1824 Qd. 537, Lj. 3, Lt. 13/14, Jd. América - (62) 99421-8668
Assine nossa Newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
©2008-2019 Motorino - Todos os direitos reservados. CNPJ: 12.755.059.0001-79 / Inscrição Estadual: 90537588-16
Siga-nos:
Criação de sites Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram