Para os apaixonados por duas rodas, as classificações tem importância. No universo das motocicletas, existem diversos tipos. Distinguem-se pelo tamanho, estilo, desempenho, acomodação, utilidade, design.
ON-ROAD
CUSTOM
Também conhecidas como “estradeiras”, prezam pelo conforto. Têm o banco baixo e pedaleiras avançadas, o piloto pode ficar com as pernas esticadas. Harley e Indians são os clássicos exemplos.
NAKED / STREET
São boas para uso diário urbano e viagens em boas estradas. Não têm carenagem, o que as deixa leves e práticas.
CHOPPER
Pode ser confundida com as customs, mas choppers têm características mais pessoais, são modificadas pelos seus donos, a seu gosto. São feitas artesanalmente, possuem garfos longos, cores exuberantes, muito cromado e algumas não possuem freio dianteiro. E podem não ter amortecedor traseiro! São as “hard tail”, rabo seco.
ESPORTIVA
A presença da carenagem nas potentes motos esportivas têm múltiplas funções, todas relacionadas ao vento e à aerodinâmica. Esta moto é feita para alcançar altas velocidades, pegar a estrada, se inclinar sobre o tanque e curtir as curvas.
SCOOTER
Chegaram nos anos 40 para trazer praticidade. Junto trouxeram muito estilo. O modo de pilotagem em plataforma, a economia e leveza fazem da scooter o melhor meio de transporte para a mobilidade urbana. E não precisa ser sem graça não! A facilidade de locomoção pode estar acompanhada de muito estilo e nostalgia.
CICLOMOTOR
São as duas rodas com poucas cilindradas, até 50cc. Bicicletas motorizadas não fazem parte da categoria de ciclomotores.
ROADSTER
As características que se destacam são aceleração e maneabilidade. São velozes por terem motor forte e não possuir carenagem. A BMW é um estilo roadster, assim como a Sportster 883 da Harley Davidson.
GRAN TOUR
O nome já diz, são as de grande porte, com no mínimo 1100 cilindradas. Podem chegar a 1800 cc. Têm poder absoluto nas estradas. Potência, conforto e segurança definem estas gigantes.
MOTARD E SUPERMOTARD
Literalmente é motocicleta em francês. Essencialmente, são motos com algumas características off-road mas feitas para andar no asfalto. Possuem pneus lisos e apresentam suspensão diferenciada.
CAFE RACER
Na década de 70, jovens ingleses e franceses tinham o costume de apostar corrida com suas motos tendo duas cafeterias como pontos de partida e chegada. Daí o nome. Triumph, Norton, Triton, BSA são exemplos da categoria mas não as únicas marcas.
OFF-ROAD
TRAIL
São as motos para trilhas. Obstáculos, buracos e lama são bem vindos para estas motos com quadros estreitos e leves, maior distância livre do solo e sistemas de suspensão avançados. Contam com partida a pedal para reduzir o peso e pneus com muitos ressaltos para melhorar a tração.
BIGTRAIL
São as motos para trilhas. Obstáculos, buracos e lama são bem vindos para estas motos com quadros estreitos e leves, maior distância livre do solo e sistemas de suspensão avançados. Contam com partida a pedal para reduzir o peso e pneus com muitos ressaltos para melhorar a tração.