Já explicamos aqui a diferença entre retrô e vintage, além dessas duas palavras, há outras duas que começaram a fazer parte do nosso vocabulário nos últimos anos: geek e nerd.
Mas não vamos propagar aqui o estereótipo criado em 1954 por Theodor Seuss (escritor, poeta e cartunista americano, mais conhecido como Dr. Seuss): personagem cômico, magrelo, que usa óculos de lentes grossas, é obcecado por livros e estudos, tímido e introvertido e com dificuldades de interagir socialmente, também chamado de “looser” e outras denominações pejorativas. Pelo contrário, os nerds e geeks de hoje podem ser qualquer tipo de pessoa, independente da aparência física e de habilidades cognitivas.
Ambos os grupos costumam ser confundidos, pois têm gostos bastante semelhantes. Os nerds costumam gostar de filmes, livros, games, jogos de RPG, fantasia e ficção científica. A palavra geek passou a designar "computer geek", ou seja, quem ganha a vida resolvendo bugs de computador, apesar de o primeiro registro da palavra ter sido, em 1976, sinônimo de "fool" (bobo). Apenas na década de 1990 a expressão ficou conhecida no Brasil e ganhou conotação positiva e hoje, o termo é mais específico: geeks é quem se atrai por tudo aquilo que é novidade, principalmente quando o assunto são computadores. Pode-se dizer que é uma variante mais “light” e pop de nerd, é um termo usado para caracterizar pessoas que consomem muita tecnologia e outros produtos da cultura pop, como séries, filmes e HQs.
A cultura nerd, ou geek, atualmente é parte dominante da cultura pop. Hoje em dia, quem assiste e compra produtos de filmes de super-heróis é que é descolado. Não se pode negar o interesse do mercado nos produtos provenientes dessa cultura — com a chegada dos anos 2000, a tecnologia fez com que os amantes de super-heróis, Star Wars e Senhor dos Anéis se afastassem do estereótipo de inabilidade social e se tornassem figuras de influência, que ditam tendências e guiam o mercado da cultura pop. O crescimento dessa tribo é tão considerável que até foi criado o Dia do Orgulho Nerd, comemorado no dia 25 de maio, que alguns preferem chamar de Dia da Toalha. A escolha da data tem dois motivos principais: em 1977, estreou o primeiro filme da franquia Star Wars — Episódio IV: Uma Nova Esperança; o dia também é uma homenagem a Douglas Adams, autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, uma das obras de ficção científica mais importantes da literatura mundial, que narra as aventuras de Arthur Dent — e mostra que a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar.
Para defender você também o direito de ser nerd ou geek, celebre este dia fazendo algo que você curta. Que tal pegar a sua toalha e carregar ela por aí na sua scooter Motorino?