Vamos continuar com a lista de filmes em que a Vespa — desde que foi lançada pela Piaggio em 1946, tornou-se um ícone e também um fenômeno social, sendo considerada a scooter mais procurada no mundo — e a Lambretta — modelo fabricado pela produtora italiana de motores e máquinas Innocenti entre 1947 e 1971 — fazem aparições.
Absolute Beginners, 1986
É um musical britânico de Julien Temple, que se passa no final da década de 50, em Londres, um período importante para toda a cultura pop, cujo enredo gira em torno do romance entre o fotógrafo Collin e a modelo e designer Crepe Suzette. A trilha sonora conta com a participação da cantora Sade e da banda Style Council, entre outras, além de David Bowie cantando a música tema.
Caro Diário, 1993
É um filme biográfico de comédia dramática produzido na França e na Itália, com direção de Nanni Moretti, em que a scooter aparece já no cartaz. É dividido em três partes, que narram experiências pessoais que poderiam ser escritas em um diário. A primeira parte, chamada de “Na Minha Vespa”, é sobre as viagens diárias de Moretti. A segunda, “Ilhas”, mostra Moretti e um amigo em busca de uma ilha tranquila, nunca encontrada, onde eles possam trabalhar. A terceira parte, se chama “Médicos” e é um relato sobre a experiência de Moretti com o câncer.
O Talentoso Ripley (The Talented Mr. Ripley) 1999
Um filme de drama e suspense, realizado por Anthony Minghella. Matt Damon interpreta o protagonista, Tom Ripley, que possui um talento incomum: imitar, com perfeição, a asssinatura, a voz e o modo de se mexer de outra pessoa. É um remake de “O sol por testemunha”.
Respiro, 2002
Película italiana, dirigida por Emanuele Crialese, que se passa em Lampedusa, uma ilha a oeste da Sicília, onde os homens saem cedo para pescar e as mulheres tomam conta da casa e de outras tarefas manuais. A protagonista Grazia é uma jovem mãe de uma adolescente e dois meninos, muito liberal e jovial, conduta que logo desperta comentários maldosos na ilha, o que a faz desafiar machismos arraigados nessa comunidade conservadora.
Alfie – O Sedutor (Alfie), 2004
Direção de Charles Shyer, o filme é ambientado em Manhattan, onde o inglês Alfie é um mulherengo charmoso, que possui uma extensa lista de conquistas amorosas, até o dia em que uma das mulheres com quem se relaciona afirma estar grávida, o que o leva a enfrentar dilemas morais sobre seu modo de vida. A Vespa utilizada no filme foi pintada de azul e branco para homenagear o time de Jude Law, o Tottenham Hotspur.