Assim como aconteceu com o vinho, existem os beer sommeliers, conhecedores de variados estilos de cervejas, especialistas em degustação de cervejas (que pode ser feita, no copo ou taça próprio do estilo, primeiramente observando a cor, a carbonatação, a formação de espuma, depois sentindo o aroma, identificando o lúpulo, o malte e as especiarias e, em seguida, tomando pequenos goles, deixando o líquido preencher a boca, identificando amargor, dulçor, álcool, acidez ou torrefação).
Os estilos de cerveja são inúmeros, a principal diferença está nas grandes famílias cervejeiras: Ale e Lager. As ales são cervejas de alta fermentação, mais encorpadas, alcoólicas e frutadas. As lagers são cervejas leves e menos aromáticas, de baixa fermentação, a Pilsen é um estilo de cerveja que faz parte da família Lager.
A grande maioria dos apreciadores de cerveja preferem degustá-la com algo para beliscar. Apesar de o vinho ser o mais famoso companheiro do queijo, há quem aposte na harmonização de queijos com cervejas, isso por causa da carbonatação da cerveja, que ativa as papilas gustativas da língua, destacando os sabores dos queijos. Além disso, ela também pode cortar a gordura dos queijos. Outro motivo para a preferência de cerveja na harmonização com queijos é o fato de ambos realmente harmonizarem em vez de contrastar e também por existir uma grande variedade de ambos, o que possibilita apresentar aromas e sabores semelhantes, como nozes, castanhas, amêndoas e caramelo.
Para não errar, a dica é aproximar queijos e cervejas, queijos leves (ricota, cottage, minas) harmonizam com cervejas leves (american lagers, amber lagers ou hefeweisen); queijos semimacios (gouda, colby) harmonizam com cervejas maltadas (brown ales ou golden ales); queijos semiduros (suíço ou cheddar tradicional) ou duros (parmesão) harmonizam com cervejas maltadas ou amargas (IPAs, pale ales, strong ales, stouts, porters ou bocks); queijos azuis (roquefort ou gorgonzola) harmonizam com cervejas fortes e doces (barley wines, belgian strong ales ou imperial stout) e queijos de cabra harmonizam com cervejas amargas (ESBs ou cervejas de guarda).
Assim como as cervejas têm adentrado um mercado antes dominado pelos vinhos, se opondo ao conservadorismo através da descontração, a Motorino também preza pela ausência de pré-conceito, enaltecendo o espírito descontraído e inovador, a liberdade de escolha e a fuga do lugar comum. Experimente hoje mesmo um novo estilo de cerveja, mas lembre-se: se beber, deixe a sua scooter em casa.