Dia Internacional da Mulher: mulheres inspiradoras

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março. A data surgiu no final do século XIX e início do século XX, época em que ocorreu a incorporação da mão de obra feminina, em massa, na indústria e se iniciaram as lutas femininas por melhores condições de vida e de trabalho e também pelo direito ao voto.


No Brasil, temos vários exemplos de mulheres ousadas e à frente de seu tempo, como a atriz Leila Diniz, que se tornou musa da liberação feminina no país, desafiando a moral e os bons costumes brasileiros dos anos 60. Ela falava palavrões em público, deu entrevistas revelando preferências sexuais e trocas de namorado sem dar satisfações a ninguém, sua entrevista mais famosa foi dada em 1969, ao jornal “O Pasquim”, em que escandalizou a sociedade e motivou a lei de censura prévia, apelidada de Decreto Leila Diniz. Sua imagem mais marcante é de 1971, na qual foi a primeira brasileira a posar grávida, usando um biquíni, na praia de Ipanema, o que foi bastante original, já que nessa época as mulheres grávidas usavam uma "cortininha" sobre a barriga, quando iam à praia.

Elis Regina, considerada a maior cantora da MPB, conhecida por sua voz marcante e por sua presença de palco. A Pimentinha, apelido dado por Vinicius de Moraes, deu uma entrevista na França, em 1969, dizendo que o Brasil estava “sendo governado por gorilas”, nessa época, o país estava em plena ditadura e ela era bastante crítica em relação ao Golpe de 64. Elis se mostrava uma mulher corajosa, apostando em compositores até então desconhecidos, como Milton Nascimento e João Bosco e por ter decidido ter total controle sobre sua carreira.

Fora do Brasil, temos exemplos como Joana D’arc, heroína francesa que com 13 anos de idade, começou a ter visões e a receber mensagens, que ela dizia ser dos santos Miguel, Catarina e Margarida, orientando-a a entrar para o exército e ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra. Incitada por essas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem, começou a fazer treinamentos militares e foi aceita no exército francês, chegando a ser comandante de tropas.

Nina Simone, outra voz inigualável, era uma mulher de muita fibra, ícone da identidade negra, comprometida em mudar o mundo à sua volta, foi ativista dos direitos civis desde pequena, sofreu preconceito por ser negra, sofreu violência doméstica e isso pode ser sentido em suas músicas. Uma frase que a resume, dita por ela mesma em uma entrevista, em 1972, é “Quando faço um show, quero abalar de tal forma as pessoas que elas saiam do local em pedaços”. 

A colombiana Shakira, além de cantora, dançarina, modelo e mãe de dois filhos é também filantropa e Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, tendo criado, em 1997, em seu país de origem, a fundação Pies Descalzos, que beneficia crianças carentes, com atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional.

Assim como essas mulheres, a Motorino também é um exemplo de irreverência e de quebra dos padrões. Enquanto o mercado caminha na direção da padronização, as scooters Motorino avançam no sentido da valorização das diferenças e das características essenciais das pessoas.

CURITIBA
MOTORINO BRASIL
CURITIBA
RUA NUNES MACHADO, 1254
CENTRO
(41) 3078-7008
(41) 99505-0410
(41) 99167-5792

INSTAGRAM
FACEBOOK
YOUTUBE

FORTALEZA
LICENCIADOS
GOIANIA
SÃO PAULO
SCOOTERS BELLAVITA
AV. T-9, 1824 QD. 537, LJ.3
JD. AMÉRICA
(62) 994218668
SÃO PAULO
GARAŽAS 257
R. RIO DO PEIXE, 257
VILA ZELINA
(11) 99606427
FORTALEZA
BRAVO SCOOTERS
R. NORVINDA PÍRES, 63
ALDEOTA
(85) 988735000