Scooters e Cinema: filmes com aparições de scooters

A relação entre as scooters e o cinema teve início na década de 50 e perdura até hoje, elas vão de meros acessórios cenográficos a figurantes, ou até coadjuvantes, em determinadas cenas e, seja qual for o caso, sempre salta aos olhos.

Vamos listar alguns filmes em que a Vespa desde que foi lançada pela Piaggio em 1946, tornou-se um ícone e também um fenômeno social, sendo considerada a scooter mais procurada no mundo — e a Lambretta — modelo fabricado pela produtora italiana de motores e máquinas Innocenti entre 1947 e 1971 — fazem aparições.

A Greve do Sexo (Jessica), 1962
Neste filme, dirigido por Jean Negulesco, a protagonista, Jessica, aparece em cima de uma scooter já no cartaz. A história se passa em uma pequena vila localizada na Sicília, na Itália, onde um padre tem de intervir quando as mulheres resolvem fazer uma greve de sexo contra os maridos. O motivo dessa rebelião é a chegada da atraente e encantadora americana, interpretada por Angie Dickinson.

A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday), 1953
O ano é 1953, Audrey Hepburn e Gregory Peck passeando por Roma em uma Vespa 125, um clássico! Dirigido por William Wyler, foi o primeiro filme americano a ser rodado inteiramente na Itália e apresenta o que viria a se tornar um ícone italiano: a Vespa, chamando atenção por onde passa.

Amigos do Peito (The Woman in the Painting /Amici per la Pelle), 1955
É um drama italiano, dirigido por Franco Rossi, sobre amizade e infância, que pode ser resumido em apenas um trecho do próprio filme: “A amizade é um grande sentimento, mas na verdade ela cresce a partir de pequenas coisas”.

A Doce Vida (La Dolce Vita), 1960
Um filme franco-italiano, que se passa na Roma do início dos anos 60. Nele, o jornalista Marcello, vivido por Marcello Mastroianni, frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes que lotam a badalada Via Veneto e descobre um novo sentido para a vida. Dirigido por Federico Fellini, que juntamente com o ator principal, fizeram a Vespa ganhar evidência e transformar-se em objeto de desejo.

Quadrophenia, 1979
Filme baseado no álbum homônimo da banda The Who, com direção de Franc Roddam, é uma reflexão sobre a Grã-Bretanha pré-Tatcher, documentando o narcisismo movido a anfetaminas da cultura jovem dos anos 60. Ambientado na Londres de 1964, mostra a vida de Jimmy Cooper, interpretado por Phil Daniels, que é um membro da gangue Modjovens bem vestidos que dirigem Vespas e Lambrettas, já os membros da gangue rival, os Rockers, vestem jaquetas de couro e pilotam motocicletas.

BÔNUS: elenco de Ben-Hur se locomovendo em scooters da Piaggio durante as filmagens, em 1959.

Entre em contato
tiago@bravoscooters.com.br
Fortaleza: Bravo! Scooters- Bravo! Scooters 257 - R. Norvinda Píres, 63 - Aldeota, Fortaleza - CE, 60150-280 - (85) 98873-5000
Assine nossa Newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
©2008-2019 Motorino - Todos os direitos reservados. CNPJ: 12.755.059.0001-79 / Inscrição Estadual: 90537588-16
Criação de sites Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram