Retrô ou vintage?

A palavra vintage tem feito parte do nosso vocabulário nos últimos anos, mas será que as palavras vintage e retrô têm o mesmo significado? E onde se encaixariam as scooters?
Se procurarmos as duas palavras no dicionário Michaelis on-line, encontraremos:
vintage [ˈvɪntəʤ]
1. ENOL. Colheita de uvas na época correta, em que se levam em conta outros fatores de produção para se ter um vinho de excelente qualidade, em especial o vinho do Porto.
2. O ano de colheita de um vinho.
3. Denominação à moda que resgata os diferentes estilos que figuravam entre os anos 1920 e 1960, tendo como característica principal o tecido propositadamente desgastado, de forma a dar aos modelos uma aparência antiga ou de roupa já usada.
retrô [re·trô]
Diz-se de ou moda, decoração, arquitetura etc. que revivem ou seguem estilos de épocas passadas.
 

 
Ou seja, vintage é um resgate de elementos das décadas de 20, 30, 40, 50 ou 60. Na decoração vintage encontramos peças originais dessas épocas, que podem ser móveis, porcelanas, cristais, luminárias, eletrodomésticos etc., por isso possuem um valor muito mais alto — comparando com um item novo — e podem ser encontrados em antiquários ou lojas especializadas. Quanto ao termo “retrô”, trata-se de uma releitura do passado, um produto lançado nos dias atuais que tem uma aparência de antigo. Resumindo e simplificando: para algo ser vintage, deve ser usado; para que seja retrô, deve ser novo, fazendo uma imitação de algo que seja vintage. Portanto, os dois termos não são sinônimos, mas estão relacionados.
Utilizando como exemplo as scooters, uma motoneta original — uma Vespa ou Lambretta, lançada nas décadas de 40 ou 70 — é o que chamamos de vintage; já um modelo atual, como os do nosso catálogo: Velvet — que é uma releitura da clássica Lambretta, mas com lanternas e setas de LED —, Velocette — que proporciona uma viagem no tempo, indo dos clássicos anos 50 aos dias atuais —, Custom — uma scooter arrojada, com linhas aerodinâmicas e toques de nostalgia —, Cappuccino — aerodinâmica, confortável e elegante, garantindo uma pilotagem tranquila em qualquer condição de tráfico urbano —, todos esses modelos são considerados retrô.

Adquira agora mesmo sua scooter.

Entre em contato
contato@motorino.com.br
(41) 3078-7008 / (62) 3642 1200
Curitiba: Rua Nunes Machado, 1254, Centro
Goiânia: Av. T-9, 1824 Qd. 537, Lj. 3, Lt. 13/14, Jd. América
Assine nossa Newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
©2008-2019 Motorino - Todos os direitos reservados. CNPJ: 12.755.059.0001-79 / Inscrição Estadual: 90537588-16
Siga-nos:
Criação de sites Conectado
envelope-omap-markerphone linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram