Ferdinando trabalhava na empresa de sua família, uma fornecedora de ferros para andaimes, portões, cercas, etc. Após o fim da guerra, Ferdinando teve que enfrentar momentos difíceis para reerguer a fábrica, que havia sido destruída na segunda guerra.
A Itália vivia um momento de crise econômica, sendo assim, Ferdinando viu que seu país passava por duas necessidades, iniciar produções de equipamentos industriais e desenvolver um sistema de transporte barato e fácil para a população.
Em 1947 Ferdinando se uniu ao engenheiro Pierluigi Torre, dando início a construção da primeira Lambretta, nomeada como Modelo UM, que foi inspirada em veículo de guerra, conhecido como ‘Cushman’.
A Lambretta era de baixo custo de produção e manutenção, e ainda contava com uma proteção melhor do que as motocicletas convencionais da época. Outro ponto forte é que a Lambretta fazia em média 33 quilômetros com um litro de gasolina, um ótimo fator para um país que estava escasso de gasolina.
A Lambretta chegou ao Brasil e se tornou a primeira fábrica de automóveis do Brasil, até mesmo antes das empresas automobilísticas. A sua primeira sede foi em São Paulo, 1955, época que as ‘scooters’ estavam em seus melhores momentos. Foram cerca de 50.000 Lambrettas vendidas no ano.
Com diversos concorrentes, a Lambretta começou a perder força e a empresa encerrou os trabalhos em 1982.
Em 2018 a Motorino traz de volta ao mercado brasileiro a Lambretta V200 Special, conheça.
E também a Velvet LT, uma releitura da Lambretta que chama a atenção com seu estilo, alta tecnologia e um visual leve. Uma scooter que é ícone do mercado mundial, a Velvet LT possui muito charme e pureza com sua carenagem bicolor.
Conheça todo o luxo da Velvet LT: a releitura da Lambretta.