Pilotar sobre duas rodas exige atenção todo o tempo, pilotar uma scooter sob a chuva pede foco total e equipamentos apropriados.
A água caindo atrapalha a visibilidade porém os fatores mais perigosos no trajeto podem ser sujeiras no asfalto, bueiros, buracos e outros obstáculos que ficam camuflados ou surgem durante a chuva forte.
Equipamentos são importantes para minimizar os riscos. Viseira anti-embaçante e capa de chuva, além de luvas e botas trazem conforto e segurança.
Atenção às faixas pintadas nas ruas - de pedestres, do meio da pista - a tinta usada não é antiderrapante o que as torna propícias a deslizes. Frear, acelerar ou fazer uma curva em cima de uma pintura no asfalto pode ser sinônimo de queda, então tome cuidado e evite passar em cima delas quando possível.
Um dos principais causadores de acidentes em piso molhado é a falta de atenção ao conjunto de pneus. Já são perigosos quando estão carecas, em piso molhado muito mais. Portanto mantenha a sua motorino sempre com pneus de qualidade e em bom estado.
Uma dica importante é lavar muito bem a scooter depois que a chuva terminar, não esquecendo de lubrificar a corrente. Deixar a moto suja acelera a corrosão de uma série de componentes e por conta da água a lubrificação da corrente vai embora, reduzindo muito a vida útil do conjunto de relação.