Carros da década de 50

No final da década de 40, o mundo ainda estava abalado com o final da Segunda Guerra Mundial. A Europa, além de mentalmente devastada, também estava economicamente arruinada. Os Estados Unidos e Canadá ao contrário, lucraram com a guerra e aproveitaram os avanços tecnológicos para impulsionar as atividades industriais. O setor automobilístico foi o que mais cresceu nos Estados Unidos nos anos 50. E produziu verdadeiras preciosidades sobre rodas.

EUA

O glamour estava no ar! Os anos eram dourados e a modernidade luxuosa estava disponível a quem pudesse pagar. 

Todo o entusiasmo dos novos tempos está simbolizado no design dos carros da década de 50. Exuberância e ousadia nas formas, cores fortes, o brilho do cromado… A grandiosidade dos automóveis refletia a prosperidade alcançada.

Como a demanda era grande - só de 1950 a 58 foram 42 milhões de carros a mais nas ruas dos EUA - a produção seguia em ritmo acelerado. E as inovações não paravam de surgir em verdadeiras obras de arte sobre quatro rodas. 

Buick Super, 1951

Cadillac Eldorado, 1953

Mercury Coupe 2 Portas, 1951

Mercury, 1954

Ford Hudson Hornet, 1952

Chevrolet 210, 1955

Pickup Chevrolet El Camino

EUROPA

O início da década de 50 na Europa foi bem diferente do vivido nos Estados Unidos. A Guerra aconteceu em seu continente, cidades foram bombardeadas, povos foram dizimados, as pessoas e a indústria estavam abaladas. O esforço conjunto, a união dos países europeus e incentivo como o Plano Marshall fez com que a indústria se recuperasse. Vejam algumas pérolas da indústria automobilística europeia na década de 50.

Mercedes-Benz 300SL Gullwing

Alfa Romeo Disco Volante

Porsche 356 Speedster

ITÁLIA

A Itália inovou e projetou as clássicas Lambretta e Vespa. Foi uma maneira de reiniciar a produção industrial e ao mesmo tempo proporcionar um meio de transporte barato. Ferdinando Innocenti já trabalhava com seu pai ferreiro e a longa experiência com tubos de aço serviu para criar, em 1947, a fábrica de motonetas no bairro de Lambrate em Milão. 

Ferdinando uniu-se ao engenheiro Pierluigi Torre que idealizou um veículo de baixo custo de produção, de manutenção e com proteção melhor do que uma motocicleta convencional para as mudanças climáticas como chuva, frio e neve. Esse veículo foi a Lambretta. Um de seus pontos fortes é a boa estabilidade devido ao baixo centro de gravidade proporcionado pelo motor próximo à roda traseira.


Imagens:
https://www.soqueriaterum.com.br/carros-americanos-da-decada-de-50/

https://www.classicshow.com.br/site/os-supercarros-europeus-dos-anos-50-parte-01/

CURITIBA
MOTORINO BRASIL
CURITIBA
RUA NUNES MACHADO, 1254
CENTRO
(41) 3078-7008
(41) 99505-0410
(41) 99167-5792

INSTAGRAM
FACEBOOK
YOUTUBE

FORTALEZA
LICENCIADOS
GOIANIA
SÃO PAULO
SCOOTERS BELLAVITA
AV. T-9, 1824 QD. 537, LJ.3
JD. AMÉRICA
(62) 994218668
SÃO PAULO
GARAŽAS 257
R. RIO DO PEIXE, 257
VILA ZELINA
(11) 99606427
FORTALEZA
BRAVO SCOOTERS
R. NORVINDA PÍRES, 63
ALDEOTA
(85) 988735000